Sunday 7 November 2010

Risotto alla Milanese


Esse nada mais é do que o bom e velho risoto com açafrão, a especiaria mais cara do mundo!
Claro que já tinha feito outras vezes risoto de açafrão, mas nunca o de verdade verdadeiro! Dessa vez resolvi fazer uma indulgência e usar o estigma, como é chamado.
Ai, ai... q cor! Alegra os olhos de qualquer um (e a barriga também).

Ingredientes (para dois famintos):

150g de arroz arbório (se for comer como prato principal, então pode colocar um pouco mais)
1 colher de sopa de azeite
1 enchalota picada
20ml de vinho branco
1 colher de chá rasa de estigmas de açafrão
1lt de caldo de legumes (sou sem vergonha e uso o industrializado mesmo)
1/2 colher de sopa de manteiga
Parmesão
Sal e pimenta

O cozimento é exatamente o mesmo de todos os outros risotos...
Refogue a enchalota no azeite sem deixar que ela doure. Quando ela estiver translúcida, adicione o açafrão e mexa por 1 minuto. Em seguida junte o arroz e mexa por uns 3 minutos até que o arroz comece a ficar mais transparente.
Despeje o vinho branco, e com uma colher vá mexendo até que a maior parte do líquido tenha evaporado. Antes que o arroz fique seca, adicione uma concha de caldo de legumes, e siga mexendo até ter líquido pouco líquido na panela. Continue esse processo até que o arroz esteja devidamente cozido. O importante é que o caldo deve ser adicionado aos poucos e nunca deixar o arroz secar completamente.
Cada pessoa tem o seu ponto de cozimento predileto... eu prefiro ele um pouco mais al dente. O importante é que os grãos fiquem firmes e não molengos.
Retire do fogo, adicione a manteiga, o parmesão e mexa bem. Deixe descansar por 1 minutinho ou 2, e está pronto para servir!

Eu dei uma bobeada e coloquei um pouco mais de sal do que devia. :( Ainda assim ficou ótimo!

Servi com carneiro grelhado e porco assado.
Auto lá, não vão pensando que eu fiz uma mistureba de carnes com o meu risotto alla milanese! Como essa é uma casa democrática, cada um comeu a carne que quis... eu, um belo filé de carneiro com tomilho, e o Fábio um filé de porco assado com molho de limão, mel e sálvia.



Uma delícia sempre! E como todos os risotos, super simples e rápido de fazer! Perfeito para aqueles dias em que se quer o mínimo de conato possível com a cozinha.

1 comment:

Thais said...

Amo Risoto!!!! Mas nao gosto de açafrão.... meu marido bem que tenta colocar aqui em casa, mas eu não deixo... Derrepente deveria dar uma chance a mais a esse condimento, mas ainda nao tive vontade. Mas devo dizer que a foto tá linda e que me abriu o apetite! beijos