Tuesday 2 November 2010

Una Noche Española en Suiza...

Eu me amarro de montão em comida espanhola! Sei que a afirmação parece meio vaga, pois a culinária espanhola é muito vasta e cada região tem as suas especialidades, e uma melhor que a outra, mas fazer o quê se gostei de tudo que provei até agora! Dentre as minhas preferidas estão as TAPAS!
O que é sentar com uma cervejinha gelada na mão e uma tapa na outra?! É um prazer inenarrável,  não fosse um prazer tão simples e fácil de apreciar. Claro que sentar num bar na Espanha e se deleitar com as tapas variadas é o ideal, mas não se pode ter tudo. E numa noite dessas resolvi trazer um pouco da Espanha para a Suiça!
Tinha um belíssimo chorizo ibérico, que havíamos trazido de Barcelona (um dos mais deliciosos que já provei), e também jamón ibérico, esse comprado aqui mesmo. Para acompanhar nada mais perfeito do que o delicioso e simplérrimo pan con tomate e uma tortilla de patatas. Precisa de mais????

Tortillas de Patatas

500g de batata
1 cebola grande (opcional)
4 ovos
3 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta

Numa frigideira grande aqueça o azeite, e frite as batatas mexendo sempre, até que fiquem corcantes por fora. Se for usar as cebolas, então acrescente na frigideira das batatas quando elas estiverem já começando a cozinhar. Reserve as batatas com as cebolas (se usando).
Num bowl bata os ovos com um pouco de sal e pimenta. Adicione as batatas e mexa bem.
Passe um papel toalha na frigideira usada para cozinhar as batatas para secar o azeite e retirar o excesso. Despeje a mistura de ovos com as batatas na frigideira já quente, e com um pouco de azeite. Frite por uns 8 minutos em fogo médio, e depois vire a tortilla com a ajuda de um prato, para fritar do outro lado.

Pan con Tomate
Corte um pão, estilo ciabatta ao meio e depois em pequenos pedaços. Leve ao forno para torrar um pouco. Ele só precisa ficar crocante, não deve dourar.
Corte o tomate ao meio e esfregue na superfície crocante do pão até que ele esteja todo coberto com o seu suco. Em seguida coloque um fio de azeite e um pouco de sal por cima. Pode-se também esfregar um dente de alho pão antes do tomate.
Uma coisa tão simples assim fica perfeita para acompanhar a tortilla, e ainda melhor com um jamón e chorizo.


2 comments:

Thais said...

hummm adorei essas receitas. como meu marido trabalha em um restaurante, quase nunca come em casa. entao as vezes fazemos lanchinhos juntos. acho que vou experimentar esse fds . beijos

Honey said...

valeu pelo comentario no meu blog!!
to amando as dicas de culinaria,porque eu NAO sei cozinhar!!hehehehe

tenho que tomar vergonha na cara e aprender antes de casar!!hehee


ame3i sue blog e as dicas....vou te add no meu blogroll


bjinho