Thursday 4 November 2010

Creme de abóbora com camarão



Uma das poucas coisas que me alegra na chegada do inverno é a profusão de abóboras de todas as qualidades, tamanhos, formatos e cores por todos os lados! É lindo demais!!!
Me lembro que quando era mais nova eu não era muito fã de abóboras. Nunca comia, não fazia mesmo parte do meu cardápio. Também não sei dizer quando foi que isso mudou, e as abóboras começaram a fazer parte da minha vida!
Uma das combinações mais clássicas é com camarão, que vem a ser uma das minhas comidas prediletas!

1 butternut squash (abóbora que no Brasil é chamada de cucurbita moschata - nomezinho feio, né?!)
2 enchalotas ou 1 cebola média
500ml de caldo de legumes
150g de camarão descascado e limpo
100g mascarpone
Parmesão ou farinha de rosca
2 tomates sem casca e sem sementes
Coentro
Sal e pimenta

Refogue uma enchalota picadinha em um pouco de azeite. Quando ela estiver amolecida, adicionar a abóbora em cubos e mexer por alguns minutos. Adicione o caldo de legumes e deixe cozinhar até que a abóbora esteja bem cozida.
Enquanto isso, numa frigideira, sue uma enchalota finamente picada em um pouco de azeite; junte o camarão e mexa até que ele esteja rosado. Adicione os tomates picado, sal e pimenta e mexa ate que esteja tudo bem incorporado. Junte o coentro e reserve.
Com um mixer bata o legume, e adicione o caldo do cozimento até o purê atingir a consistência que você desejar. Eu, particularmente, gosto dele molinho. Se quiser um purê mais cremoso, adicione um pouco de creme de leite fresco (eu deixei esse item de fora).
Eu resolvi montar o meu creme na própria casca da abóbora, o que me deu um certo trabalho para retirar o interior dela sem detonar nadica da casca. Talvez uma pessoa mais jeitosinha não vá ter tanto trabalho ou alguém mais prático prefira usar ramequins... Enfim, essa é relamente uma escolha pessoal.
Forre a casca ou o ramequim com o creme da abóbora, e por cima cubra com o molho de camarão. Acrescente o mascarpone por cima e cubra com um pouco de parmesão ou farinha de rosca ou os dois (eu usei só a farinha de rosca), e leve ao forno para gratinar.

Perfeito se acompanhado de uma salada verde!

1 comment:

Honey said...

Ai meu Deus,me deu aguana boca so em olhar isso!!
Voce é coziheira?Voce conhece algum curso bom de culinaria aqui na Suiça??
Como vou casar e nAO sei nada de cozinha,pensei em fazer um curso....hehehe