Monday 9 February 2009

A primeira vez em que preparei comida inglesa...

Não sou muito fã da comida inglesa, muita coisa frita e gordurosa. Porém, têm algumas coisas de que eu gosto bastante, como o bubble and squeak. Esse prato de nome engraçadinho, que traduzido para o português seria "borbulhar e chiar", é bem tradicional por aqui na terra da rainha! Não sei o porquê desse nome, pois a minha não borbulhou, tampouco chiou!!! rsrsrs
O interessante é que esse prato foi criado para dar fim as sobras de legumes do almoço de domingo, o tradicionalíssimo Sunday Roast, que é basicamente uma carne assada no forno, que pode ser de vaca ou carneiro ou porco ou peru ou frango, (o mais tradicional é de carne de vaca), acompanhada de batatas assadas, legumes, yorkshire pudding e molho gravy.
O tal Sunday Roast é uma sensação entre os ingleses, que têm muito orgulho do seu prato. Eu, particularmente, não acho absolutamente nada demais! Não é ruim, longe disso, mas também não é a oitava maravilha do universo como eles julgam!!!




(essa fotinha aí nos pegamos na internet...)

Bom, vou voltar ao que me trouxe aqui ao blog hoje...
Não sei bem como tive a idéia de fazer um almoço inglês para nós, mas já estava pensando nisso desde que ganhei o meu livro de British Food.
Abri a geladeira e vi que tinha alho poró e batatas, e que se não os usasse em pouquíssimo tempo eles iriam para a lixeira, fato que é inaceitável nesta casa!!! Foi aí que do nada tive a idéia de fazer um bubble and squeak, e unir o útil ao agradável: estreiar o meu livro e usar os legumes! E para acompanhar tinha que ser algo bem tradicional também, né?!
Foi aí que decidi ir no Borough Market, procurar por uma linguiça (com trema ou sem trema??? Ainda não to por dentro da nova gramática!!!), que eu vi o Jamie Oliver mostrando num programa dele. Escolhi uma de veado, já que nunca tinha comido na vida!
As linguiças daqui são muito, muito, muito diferente das nossas, não só no gosto, como também na textura, e são bem gostosas!
Bem, com a compra feita, voltamos para casa para dar início ao nosso English Lunch!!!

Bubble and squeak:
  • 300g de batata em cubos
  • 2 alhos-poró fatiados
  • 250g de couve de bruxelas picadas
  • 1 colher de sopa de molho inglês
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • Sal e pimenta
Coloque todos os legumes para cozinhar até ficarem bem macios. Eu coloquei todos na mesma panela já que iam ser todos misturados ao final. A única coisa, é que coloquei o alho-poró e as couves de bruxelas quando as batatas já estavam começando a amolecer.
Depois de tudo cozido, escorra os legumes e amasse-os. Não se preocupe muito em amassá-los bem, pois o bom e que os legumes fiquem um pouquinho pedaçudos.
Deixe esfriar, e faça uns bolinhos com a mão. Você escolhe o tamanho deles... Eu fiz do tamnho da minha palma. Talvez porque fosse mais fácil de moldar! rsrsrsrs
Esquente bem uma frigideira anti-aderente com a colher de sopa de manteiga, e frite os bolinhos. Deixe fritando por uns 3 / 4 minutos de cada lado ou ate ficar com uma casquinha douradinha e crocante.
Linguiça de veado com gravy de cebola roxa (Jamie Oliver)
  • 450g de linguiça
  • 200 ml de caldo de galinha
  • 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • 1 ramo de alecrim
  • 4 folhas de louro
  • 1 cebola roxa grande cortada em rodelas
  • Azeite
  • Pimenta
Joguei um pouco de pimenta e o alecrim sobre a linguiça. Como eu usei uma linguiça enrolada, coloquei as folhas de louco entremeadas nela.
Pré-aqueça o forno a 200ºC e coloque um tabuleiro lá por uns 10 minutos. Depois retire-o, jogue um pouco de azeite e as cebolas, e dê uma misturada. Em seguida coloque a linguiça por cima disso e volte para o forno.
Depois que a linguiça estiver douradinha, é hora de tirá-la do forno e preparar o gravy!
O gravy deve ser feito no mesmo tabuleiro em que a linguiça foi assada, usando as cebolas fatiadas. Não pense que o tabuleira vai estar cheio de gordura, porque não estará, pois uma coisa boa da linguiça daqui é que elas têm pouquíssima gordura.
Bem, coloque o tabuleiro numa boca do fogão, despeje o caldo de galinha, o vinagre balsâmico e a farinha de trigo. Depois e só mexer e deixar dar uma engrossada.

Taí o nosso almocinho bem inglês... Aconselho tentarem!!!

3 comments:

Anonymous said...

oi deborinha, esse bolinho parece bem facil! sera q eu tenho capacidade? vou tentar!
qual a "ferramenta" vc usa pra amassar tudo? um garfo?
obs: gostei da foto do livro!
beijos
carol

Deborah said...

Carol,
facinho, facinho e muito bom!!!
Tenta ai e depois me conta! Ou me convida pra comer!!! rsrsrs

Bjs

A. Pamela Brigatto said...

Oii Débora,
Gostei do seu blog, to seguindo :)

Realmente comida inglesa é uma delícia, Parabéns pela postagem.
Depois da uma passadinha la no meu!

Te desejo sucesso com seu Blog.
Beijinho