Sunday 22 February 2009

Kedgeree

Ingredientes:
  • 200g de camarão descacado
  • 200g de salmão sem pele
  • 150g de arroz basmati
  • 1 colher de chá de curry
  • 1 pitada de açafrão
  • Tomilho
  • 3 chalotas picadinhas
  • 400ml de caldo de peixe ou de frango
  • 1 colher de sopa de azeite extra virgem
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 6 ovos de codorna cozidos
  • Salsinha picada
  • Sal e pimenta
Tudo começou no sábado a noite quando estava fuçando o freezer para descobrir o que descongelaria para o nosso almoço dominical... Vi o camarão e decidi que era isso que comeria, pois afinal de contas é uma das minhas predileções!
Bom, sabia o que comeria, mas não sabia como... Faltou a criatividade!
Comecei a folhear os meu livros e achei uma receita no livro "Cooking for Friends" do Gordon Ramsay que queria fazer já havia tempo. E como também tinha salmão no freezer, estava decidido o cardápio!
O Kedgeree era consumido no café da manhã na era Vitoriana, agora parece que é mais para o almoço. Eu não sei qual é a popularidade do prato aqui no UK, mas ela parece ser grande entre os chefs britânicos. Dos três livros do Gordon Ramsay que tenho, dois têm a receita de Kedgeree, em versões distintas, mas ainda assim a base é a mesma.
Eu optei por fazer essa receita que ele chama de "posh", pois leva não só o salmão como também o camarão (a outra só leva o peixe) e os ovinhos de codorna ao invés do ovo de galinha.
Já "falei" demais... Anote aí como fazer:
1. Coloque para ferver numa panela o caldo de peixe ou frango (eu usei de peixe e em tablete... not homemade!) junto com alguns galhinhos de tomilho uma pitada de açafrão (eu usei cúrcuma porque era o que tinha em casa) e um pouco de sal e pimenta. Depois que ferver, coloque o peixe na panela por 4 minutos, retire e coloque num prato. Em seguida coloque os camarões no caldo fervente por 2 minutos, e depois retire do caldo e coloque no mesmo prato do salmão. Cubra com papel laminado para se manter morno.
2. Coe o caldo de peixe, jogando fora o tomilho e reserve. Depois, na mesma panela, refoge as chalotas no azeite - chalota é uma cebola pequeninha, que tem um gosto mais suave - ate ficarem amolecidas, mas não douradas. Em seguida coloque a manteiga e o curry. Mexa um pouquinho e adicione o arroz, mexendo por uns 2 minutos até ele tostar um pouco.
3. Coloque o suficiente do caldo de peixe no arroz, adicione mais um pouco de sal, coloque a tampa e deixe cozinhar. Depois que o arroz cozinhar, desligue o fogo e deixe a panela tampada por 5 minutos.
4. Destampe a panela e solte o arroz com um garfo. Corte o salmão em lascas e adicione ao arroz junto com o camarão e a salsinha. Por fim coloque os ovinhos de codorna cozidos por cima e esta pronto!
Eu gostei bastante, mas o Fábio achou sem surpresas... Disse que o gosto era bem previsível!
Acho que a opinião dele é meio tendenciosa, pois ele não é nada fã de pratos a base de arroz, nem mesmo risoto!!!
Eu acho que vale tentar!!! Eu faria de novo...
Ah, espremer um pouquinho de limão por cima do arroz dá um tchan!

3 comments:

Anonymous said...

amiga, tu tá demais! assim que o david ficar bilhardário eu mando "importar" vocês de volta pra vir cozinhar no meu palacete... rsrs.

Anonymous said...

amiga, tu tá demais! assim que o david ficar bilhardário eu mando "importar" você pra vir cozinhar no meu palacete... rsrs.

walkon43 said...

vem ca - essas fotinhas sao tuas mesmo???? parabens pelo blog - super legal o estilo de editar / escrever etc. e nao se preocupa com a reacao do magrao ai, ele nao faz contexto! :-)