Saturday, 9 April 2011

Risoto de abóbora com carne seca queijo de coalho


Mais um post da minha temporada carioca... Na verdade, o último!
Depois de mais de 2 meses de férias no Rio, chegou a hora de dizer adeus! Ô hora mais triste!!!
Para espantar essa tristeza resolvi preparar um jantar com sabores bem brasileiros para a minha família, incluindo a tal tia Glória, que me ensinou a fazer aquela maionese deliciosa aqui!
Confesso que fiquei meio tensa de cozinhar para a masterchef da família Duarte, mas justamente por ser família achei que de repente se algo saísse errado eles relevariam o incidente. hihihi
No fundo no fundo eu estava é bem empolgada!!! Não costumo ficar muito nervosa quando sou colocada à prova na cozinha. Ainda mais quando cozinho algo que estou bem acostumada a fazer, que é o caso do risoto.

Ingredientes:
(As quantidades foram no olhômetro mesmo... Gosto de cozinhar assim, sem muita medida!)

Arroz arbóreo
Carne seca
Queijo de coalho
Abóbora
Vinho Branco
Caldo de galinha
Cebola
Tomilho fresco
Azeite extra virgem
Sal e pimenta

A receita de risoto é aquela velha conhecida de sempre... 
Refogar a cebola no azeite até ela estar amolecida e transparente. Adicionar o arroz, e mexer por uns 2 minutos. Em seguida adicionar 1 taça de vinho branco (seco de preferência), e mexa até evaporar. A partir daí, acrescentar 1 concha de caldo de galinha por vez até que o arroz esteja cozido. O importante é colocar a próxima concha de caldo só depois que já não tiver quase líquido na panela.
Quando o arroz estiver mais ou menos no meio do caminho - já inchadinhos, mas ainda bem durinho, acrescentar a abóbora amassada.
A abóbora foi feita da seguinte maneira: descascar; cortar em cubos; colocar num tabuleiro; temperar com sal pimenta e azeite; salpicar alguns galhos de tomilho fresco por cima; depois levar ao forno até que estejam cozidas e tenras. Quando saírem do forno basta dar uma amassada com o garfo e já estão prontas para serem adicionadas ao risoto. Quem preferir que a abóbora esteja mais cremosa, basta passá-la no processador, pois com o garfo sobram uns pedaços maiores, que eu acho um luxo puro!!!!
Adicione a abóbora aos poucos, até atingir a quantidade que você acha ideal.
Numa outra panela, cozinhe a carne seca, trocando de água por umas 3 vezes até que esteja amolecida.
Esperar esfriar e desfiar.
Numa frigideira, esquente um pouco de azeite em fogo alto e frite a carne seca desfiada até que fique bem crocante.
Corte o queijo de coalho em pequenos cubos. Grelhe os cubinhos numa frigideira anti-aderente ate que esteja bem douradinhos.
Sirva o risoto, salpique a carne seca por cima e finalize com uns cubinhos de queijo de coalho por cima. 
Decore com um galhinho de tomilho e está pronto para impressionar a sua família também!

Prometo que vai fazer um sucesso, pois lá em casa foi elogiado por  TODOS!!!!

1 comment:

Anna said...

Risoto de abobora e um dos meu favoritos. E cremoso e deliciouso. Com carne seca dai ja e covardia...porque nao tem carne seca por aqui em Los Angeles. Vou ficar na saudade. Tenho certeza vc fez sua tia proud. Deborah eu vou te escrever um email com as dicas daqui, tenho varias. Beijos e ate mais Bom final de semana.