Sunday 25 January 2009

Pato ao molho de vinho do porto

Já havia algum tempo que eu vinha flertando com a idéia de cozinhar pato... Até que me deparei com belos peitos de pato em promoção!!! É... vida de estudante não é fácil!!! rsrsrsrs
Achei que era o universo conspirando a meu favor e então resolvi arriscar uma receita para alegrar o nosso domingo chuvoso ou arruinar de vez, já que cozinharia a ave pela primeira vez na vida! Mas eu e o marido somos corajosos e dispostos a arriscar!
Então enquanto o marido se esfolava pintando as paredes do banheiro, eu fui para a cozinha preparar uma receita de filé de pato do Gordon Ramsay.
Sim, eu sei q pareço estar aficcionada pelo sujeito, mas tudo isso não passa de uma mega coincidência. Na verdade nem sou muito fã dele, sou da sua culinária, mas não da personalidade do tal, que parece ser absolutamente prepotente e arrogante. Mas é que parecia muito bom ter um molho de vinho do porto, já que tinha aqui em casa e vinha pensando no que fazer com isso. Enfim, uni o útil ao agradável, por isso mais uma receita do chef escocês!!!
Aí vai a receitinha para duas pessoas...

Ingredientes:
  • 2 filés de peito de pato (+/- 225g cada com pele)
  • Sal e pimenta

Para o molho:

  • 100ml de vinho do porto
  • 100ml de caldo de galinha
  • Tomilho
  • 20g de manteiga fria

Na receita original ele sugeria colocar cerejas secas no molho, mas como eu não tinha em casa fiz sem mesmo e acho que ficou muito bom sem as frutinhas.


1. Polvilhe os peitos do pato com o sal e a pimenta, espalhando bem sobre eles. Coloque uma frigideira grande em fogo médio e adicione os peitos do pato, lado da pele para baixo. Frite por 4-5 minutos até que a maioria da gordura sob a pele saia e a pele fique dourada. Vire o pato e frite o outro lado. Remova o pato da bandeja e mantenha morno.
2. Para fazer o molho, drene toda a gordura do excesso da bandeja do pato e coloque o vinho do porto - deixe borbulhar por 30 segundos para remover o álcool. Adicione a parte traseira do pato na bandeja com o tomilho. Coloque o caldo de galinha e deixe ferver. Abaixe o fogo e deixe que o molho borbulhe afastado até que a mistura esteja reduzida a um terço. Vire ocasionalmente o pato para assegurar que cozinhe uniformente. Adicione a manteiga fria e agite a frigideira até que a manteiga derreta e o molho engrosse um pouco.


Olha, pode ter sido sorte de principiante, mas ficou bom demais!!!
O pato ficou perfeitamente cozido, um pouco rosinha no meio como deve ser e o molho ficou algo de delicioso!
Recomendadíssimo!!!





O chef sugeria servir com purê de batata, e foi isso que fiz!
Ótima combinação!!!


2 comments:

Anonymous said...

This a great blog Deborah, I like it VERY MUCH... nice picture too!!

Deborah said...

Fabio's picture... dear cunhado!!!