Thursday 22 January 2009

Descobrindo o CHOCOTUBE!!!

Quando a Maria chegou aqui em casa com as quatro caixinhas de algo que, pelo nome, parecia chocolate, eu não tinha idéia do que me aguardava...
Deixa eu voltar um pouco para explicar do que estou falando.
O Fábio e a galera do trabalho dele combinaram de fazer um "tour gastronômico", onde cada um do grupo cozinharia algo do seu país, já que temos, além de nós brasileiros, a Maria, de Andorra; a Anne, da França e o Tommaso, da Itália.
A Maria foi quem deu início ao evento, quando preparou aqui em casa, no domingo passado, umas tapas espanholas para o povo!
Meu Deus, o que é o tal Jamón Ibérico, também conhecido como Jamón de Pata Negra???
Aquilo é dos deuses... é de deixar qualquer outro presunto cru no chinelo!
Voltando as tapas... ela preparou uns pães com tomate, que apesar de super simples de preparar são deliciosos, principalmente acompanhados de um belíssimo jamón.
Ela colocou no forno uma ciabatta grande cortada em três pedaços (+/- 10cm cada) divididos ao meio com o miolo para cima, de modo a tostar. Depois de alguns minutos no forno, quando as partes já estavam crocantes, ela cortou uns tomates ao meio, esfregou-os no miolo do pão, deixando ele bem vermelhinho, depois colocou por cima um fio de azeite e um pouquinho de sal. Em alguns pedaços ela também esfregou um dente de alho!
Posso dizer que de ambas as maneiras ficou MARAVILHOSO!!!
Eles comem esse pão com tomate o tempo todo e com diversas coisas: queijo, jamón, tortilla...
Para comer com o pão, tivemos além do jamón ibérico, chorizo, queijos e salames espanhóis, e a famosa tortilla espanhola.
Muito bom demais! A tortilla vai muito bem com o pão de tomate, mas eu, particularmente, prefiro ela pura e ainda quentinha.
Foi uma tarde de total orgia gastronômica!


Mas nem só de pão e presunto faz-se uma tarde espanhola... Para fechar com chave de ouro veio a sobremesa, e é aí que entra o tal chocotube. Isso sim foi a novidade do dia, já que as tapas nós já tínhamos comido e repetido por diversas vezes na nossa ida a Madri!
Confesso que quando vi o chocolate em forma de tubo de uns 30cm, não imaginei que pudesse ser tão bom! Ele vinha com uma fina casquinha de chocolate envolvendo recheios cremosos diversos. Tínhamos o tal em quatro sabores: chocolate branco com recheio de limão, chocolate amargo com recheio de laranja e caramelo, chocolate amargo com recheio crocante, e o meu favorito, chocolate ao leite com recheio de avelãs. Como os ingleses diriam: "to die for"!
Resultado: virei fã!

Resolvi dar uma procurada na internet para saber um pouco mais sobre esse delicioso chocolate de Barcelona, já que nunca imaginei que eles poderiam fazer isso tão bem. Foi aí que descobri que o criador dessa obra de arte é um condecoradíssimo chefe espanhol, chamado Oriol Balaguer, especializado em chocolates. Só para se ter uma noção, ele trabalhou por sete anos no restaurante do chiquérrimo Ferran Adrià!
Caso também tenham ficado curiosos, dêem uma olhadinha no website dele...

Ah, a outra valiosa descoberta da tarde foi como fazer a tortilla espanhola! Acompanhei passo a passo a Maria na cozinha, e agora estou pronta para colocar em prática a receita!
Aguardem que em breve farei uma!!!



1 comment:

Anonymous said...

Debbie!!! Estou super feliz q esta de volta e com forca total!! Adorei a receita do risoto de abobora e do bacalhau. Saudade de vcs. Quando tiverem um tempinho livre da um toque para a gente se ver.eu tenho ficado direto na suica, mas no fim de semana estamos na area. Ainda temos q fazer aquela noite mexicana!!! Bjsfabi