Sunday 25 January 2009

Tartiflette

A tartiflette é um prato francês da região da Savoie, nos alpes. O prato é basicamente batata, cebola, bacon defumado e queijo reblochon. Esse queijo é produzido nessa região, e tem uma casquinha em volta e meio cremoso no meio.

A primeira vez que comi foi no ano passado, quando o meu cunhado Patrick cozinhou para a gente. Amei tanto o prato, que comprei o queijo aqui em Londres para fazer aqui em casa. Fiz um pouco diferente dele, e acrescentei crème fraîche, pois a receita que achei na internet mandava colocar. Ficou muito bom também!
Ontem resolvi fazer de novo para os nossos amigos Carol e Rogerinho. Como já tinha um certo tempo, resolvi dar uma nova busca na internet e achei uma outra receita diferente, desta vez do Gordon Ramsay. Apesar dele não ter nadinha de francês achei que seria uma boa, já que ele é craquíssimo!!!
Bom aí vai a receita para quatro pessoas...
  • 1kg de batatas descascadas
  • 500ml de leite
  • 1 cebola grande fatiada
  • 200g de bacon defumado em fatias
  • 2 colheres de sopa de azeite ou 1 colher de manteiga
  • 500g de queijo reblochon
  • Sal e pimenta
1. Corte as batatas em rodelas de 1cm grosso, e depois cozinhe no leite com sal e pimenta até estarem macias.
2. Enquanto isso frite a cebola com o bacon na manteiga (eu preferi usar manteiga do que o azeite) até as cebolas ficarem macias e o bacon crocante.
3. Corte o reblochon ao meio.
4. Escorra as batatas, conservando o leite.
5. Unte com manteiga um pirex raso e coloque as batatas em camadas com a cebola e o bacon por cima de cada camada. Coloque um pouco do leite conservado entre as batatas e coloque as duas metades do reblochon por cima.
6. Aqueça o forno a 180C, e deixe até que ele comece a borbulhar e queijo ficar dourado.
Depois é só aproveitar!!!
Essa foi a melhor das receitas que eu já comi, pois o leite engrossou um pouco no forno e deixou o prato mais cremoso!!!




1 comment:

Anonymous said...

esta receita eu tive o prazer de experimentar antes de todo mundo!!
DELICIOSO!!!
alem da comida excelente, foi uma noite BEM divertida!
beijos
carol