Wednesday 29 September 2010

Salada de lentilha verde com queijo de coalho


Essa receita me trouxe uma valiosa e inacreditável descoberta: existe queijo de coalho em Zug!!!
Dá para acreditar nisso?
Entrei na delicatessen de queijos - é esse o nome? - em busca de queijo halloumi (já falei um pouquinho dele aqui). Fui até a prateleira indicada pela vendedora, quando bati os olhos numa embalagem que parecia mais uma miragem... dizi assim: queijo de coalho, e em português!!!
Mais uma vez: dá para acreditar nisso?
Não pude acreditar no que via. Não parece louco encontrar esse queijo tão brasileiro numa pequena cidade da Suiça?
O que importa mesmo é que essa noite eu me deleitei com esse queijinho grelhado!!!

A receita original usava halloumi (ver aqui), que tem a textura muito parecida com a do nosso queijo de coalho. Claro que quando vi o coalho, não tive nenhuma dúvida, e na mesma hora resolvi "abrasileirar" essa saladinha! Cá entre nós, a troca se provou muito bem sucedida!

Anotem aí a receitinha para 4 pessoas felizes...

250g de tomate cereja, cortados pela metade
½ cebola roxa em finas fatias
½ dente de alho espremido (eu me esqueci dele...)
Suco de ½ limão siciliano
1 colher de sopa de azeite
150g lentilhas Puy (usei a verde) - acho pouco, colocaria umas 350g
250g de queijo halloumi cortado em cubos
coentro picado grosseiramente

Cozinhe as lentilhas por 30 minutos em caldo de legumes, até que estejam cozidas, mas ainda al dente (bom, eu gosto delas mais firmes e crocantes, caso prefira mais macia, cozinhe por mais alguns minutos).
Misture num bowl os tomates, cebola, alho, suco de limão e azeite (usei extra virgem).
Grelhe, em temperatura alta, numa frigideira antiaderente os cubos de halloumi (ou queijo de coalho) até que estejam dourados.
Depois é só adicionar as letilhas ainda mornas ao bowl, o coentro picado e o queijo grelhado por cima. Acerte o sal, e está pronto para ser saboreada! =D

No comments: