Wednesday 19 May 2010

A minha primeira PIZZA!


Para quem não sabe pizza é uma das minhas comidas favoritas!!! Gosto dela de todas as maneiras: com massa fina, grossa, redonda, quadrada, com legumes, enfim... tudo o vier eu traço!!!
Parece até que esta é uma afirmação de uma criança e não de uma mulher nos seus 30 anos, mas sempre foi assim porque então haveria de mudar?
Claro que agora aprecio outras comidas também, e tenho umas outras predileções... até um pouco mais elaboradas, mas ela, a pizza continua figurando no meu TOP 5 de comidas!!!
Estava há um tempo ensaiando fazer a minha massa de pizza caseira, mas como sempre deixava para depois e esse depois nunca chegava... até um sábado chuvoso (nada raro de acontecer em Zug) em que resolvemos ficar em casa vendo filme.
Para a receita da massa eu corri para os braços do meu querido Jamie Oliver, e achei uma bem simples no seu livro Jamie's Italy.

Ingredientes:
(Essas quantidades rendem umas 3 pizzas finas de tamanho médio - perfeito para 4 pessoas esfomeadas):

400g de farinha para pão
100g de semolina (se não tiver pode substituir pela mesma farinha de pão)
1 colher de chá de sal
1 sachet de 7g de fermento seco
1 colher de chá de açúcar
+/- 300ml de água morna (acrescentar mais ao longo do processo caso a massa esteja muito seca ou o contrário, acrescentar mais farinha caso a massa fique grudando na mão)

Numa superfície limpa coloque a farinha, a semolina e o sal e faça um buraco no meio.
Segundo Jamie Oliver, a semolina deixa a massa da pizza com sabor e textura mais autêntica. Não sei até onde vai isso e nem quão diferente fica a massa sem a tal, mas que ela fica boa... ah isso fica!
Voltando...
Adicione o açúcar e o fermento à água morna, mexa bem com um garfo e deixe descansar por alguns minutos até que tudo esteja bem incorporado. Despeje a água no centro da farinha e com um garfo vá misturando aos poucos. Quando ficar difícil de misturar com o garfo é hora de colocar a mão na massa (literalmente!).
Sove a massa por uns 10 minutos ou até que ela fique macia.
Cubra a massa com papel filme e deixe descansar em temperatura ambiente por pelo menos 15 minutos.
Divida a massa em quantos pedaços quiser (dividi em 3). Com um rolo abra a massa.
O Jamie recomenda deixar as massas com 0.5cm. Eu fiz uma assim, e ficou bem fininha e corcante. Também fiz uma outra um pouco mais grossa, aí nesse caso é bom ligar o grill do forno de baixo para que ela também fique bem cozidinha e crocante.

Nem preciso dizer que para a minha massa caseira só iria cair bem um molho de tomate também caseiro.
Fiz um bem simplesinho e rapidinho...
Numa panela fritei 2 dentes de alho no azeite, adicionei 1 lata de tomates sem pele (400g), majericão desidratado, sal e pimenta.

Para começar escolhi fazer uma pizza de atum com cebola roxa e alcaparras.
Posso dizer que foi uma ótima estréia!!!

Parece trabalhoso, mas não é muito não... Conforme vai fazendo, vai-se pegando a prática e depois vira algo super simples! (Já deu pra ver que fiz outras vezes, né?! =])
Com certeza nesta casa não entra mais pizza congelada!!!

1 comment:

Fabi said...

Excelente! Vou tentar fazer esta!!! A cara ficou otima!!!