Antes que vocês perguntem... Sim, essas são as alcachofras que foram compradas na feira em Milão! (Demorei só um pouquinho para mostrar a receita aqui, né?!)
Fiquei super empolgada para cozinhá-las, primeiro: porque gosto muito; segundo: porque adoro cozinhar coisas novas (foi a primeira vez que preparei alcachofra) e terceiro porque é um vegetal A (de novo, só entende a galera da dieta!).
Para mim a alcachofra sempre foi um legume misterioso... Como seria possível que aquela bolota cheia de pétalas se tornasse algo tão pequenino, como o que chamam de fundo da alcachofra? E ainda por cima branquinho e tenro?
Bom, desvendei o mistério num domingo... :)
Peguei uma receita no livro do Jamie Oliver: Happy Days with he Naked Chef.
É um pouco trabalhoso e demorado, mas se você se identifica com algumas das minhas razões (citadas acima) acho que vale a pena se aventurar.
Ingredientes (para 2 pessoas):
4 alcachofras
1 limão siciliano
1 dente de alho picado
Lascas de amêndoas
Farinha de rosca
Hortelã picada
Salsa picada
Azeite extra virgem
1 taça de vinho branco
Sal e pimenta
Para preparar as alcachofras, corte-as a uns 5cm acima da base e desfolhe-as até chegar nas folhas mais claras, amareladas e tenras.
Com uma colherinha retire o miolo da alcachofra e remova toda a parte interna. Imediatamente coloque um pouco de suco limão na alcachofra para que ela não escureça.
Olha, o Jamie falava na receita que com a prática se pegava o jeito, e o pior é que ele tinha razão!!! Na primeira você acha que ele é um sem noção, e que nunca na vida será possível conseguir fazer uma bem bonitinha, mas tenha paciência porque isso acontece, e eu sou a prova viva! A minha primeira ficou completamente desengonçada e feiosa, mas a última... Quanta diferença! Não que ela tenha ficado um primor, mas comparada com as anteriores ficou uma belezura.
Pré aqueça o forno a 200°C.
Num bowl misture o alho, as amêndoas, as ervas e a farinha de rosca. Tempere com sal e pimenta, e adicione um pouco de azeite. Eu coloquei um pouco de queijo feta esfarelado na mistura, e acho que ficou ótimo.
Recheie as alcachofras com a mistura e coloque num tabuleiro jogando por cima algum excesso do recheio que possa ter sobrado, azeite e o vinho branco. Cubra com papel manteiga, e leve ao forno por 30 minutos. Descubra as alcachofras e asse por mais 10 minutos.
Para mim elas deveriam ter ficado mais um tempinho no forno, pois as prefiro um pouco mais tenras. Tirando isso estavam ótimas, e certamente farei muitas outras vezes!!! Para ir pegando o jeitinho, né?!
Comemos as alcachofras acompanhando um peito de peru assado.
Boa combinação!!!
No comments:
Post a Comment