Thursday 17 September 2009

Purê de beringela branca

Para acompanhar o básico frango grelhado que fiz para o nosso jantar de quarta, resolvi fazer um acompanhamento um pouco diferente...
Tinha comprado uma beringela branca. Isso mesmo, B-R-A-N-C-A!!!



Nunca tinha visto na minha vida, e assim que coloquei os olhos nela tratei de comprar uma para experimentar. Não tinha a mais vaga idéia de como fazê-la, mas mesmo assim coloquei no carrinho de compras sem hesitar!

Como não tinha achado nenhuma receita nos meus livros, fui à internet. Para a minha sorte gostei da primeira receita em que bati os olhos (http://uktv.co.uk/food/recipe/aid/529115). Primeiro, super simples de fazer, e segundo porque levava batata, que é a minha perdição!

Alterei um pouco as quantidades da receita original porque somos apenas dois aqui em casa...

  • 1 beringela branca média
  • 3 batatas médias
  • 1 dente de alho
  • Suco de 1/2 limão siciliano
  • 4 colheres de chá de azeite extra-virgem
  • Sal e pimenta

Pré-aqueça o forno a 200 graus. Parta a beringela em rodelas, e leve ao forno por 20 minutos ou até elas amolecerem. Eu deixei por uns 15 minutos, pois gosto dos legumes um pouco mais firmes. Retire do forno e deixe esfriar para em seguida descascá-la.

Enquanto isso coloque as batatas para cozinhar com o dente de alho em água e sal. Escorra-as quando já estiverem bem amolecidas, e volte-as pra panela com o fogo baixo para secá-las. Em seguida espremer as batatas e o alho, e misturar com a beringela já descascada. Fiz esse processo com na mesma panela em que cozinhei a batat num fogo bem brando, misturando bem para que os legumes se incorporassem bem.

Ao fim é só acrescentar a pimenta, o suco do limão siciliano e as colheres de azeite, acertando o sal se necessário. E está pronto para ser degustado!


Eu gostei bastante, e o limão dá um tchan... Dá pra sentir um azedinho gostoso contrastando com os legumes.

Aprovadíssima aqui em casa (mais por mim do que pelo Fábio... óbvio!).

2 comments:

Fabi said...

Berinjelas albinas!!! E o gosto? E' o mesmo?

Revista ecoLÓGICA said...

Deborah,

"Roubei" sua beringela branca, mas te dei os créditos.

http://bit.ly/i9xMrz (Não é virus)
Em caso de dúvida acesse direto: www.revistaecologica.com

Abraços,

Bosco
Revista ecoLÓGICA