Monday 31 January 2011

Nova Aquisição... PLENTY, o novo livro de Yotam Ottolenghi



Costumo ir a Londres pelo menos umas duas vezes por ano; para matar um pouco das saudades dessa cidade que eu amo e dos bons amigos que lá deixamos. Sempre que vou para lá volto para casa com alguns livrinhos de culinária, já virou regra! Na verdade, essa é a minha salvação, pois os livros em inglês aqui custam os olhos da cara e o meu nível de alemão ainda é muito baixinho para conseguir ler os que vendem aqui.
Na última ida comprei Plenty, o novo livro do Yotam Ottolenghi, um chef isralense baseado em Londres. O chef também possui uma rede de restaurantes na cidade [aqui] que leva o sobrenome dele. São quatro filiais, sendo que apenas uma delas, a de Islington, é um restaurante propriamente dito, o restante é concentrado em vender comidas e doces para serem consumidos fora, o famoso take-away. Para os que tiverem uma chance de ir a Londres, recomendo muito uma ida ao Ottolenghi, pois a comida é divina. E se tiverem um pouco mais de tempo para ir ao restaurante, vale a pena fazer uma reserva.
O livro é uma inspiração em vários sentidos, além de receitas fantásticas, inovadoras e perfumadas com ervas e temperos do Oriente Médio, também tem fotos lindas. O livro é exclusivamente vegetariano, que era exatamente o que eu estava procurando, já que estou pensando em diminuir um pouco a quantidade de carne que consumimos. Não me entenda mal, não tenho a mínima intenção de me tornar vegetariana. Nunca conseguiria viver feliz sem comer peixe e uma bela picanha, mas acho que é importante para o nosso organismo e também para o meio-ambiente reduzirmos um pouco o nosso consumo, já que aqui em casa comemos um tipo de carne praticamente todos os dias.









Para quem se interessar um pouco mais sobre o Yotam Ottolenghi, pode acompanhar a coluna semanal dele - The New Vegetarian - publicada todos os sábados no jornal inglês Guardian [aqui] com receitas super apetitosas.
Ainda não tive a chance de fazer nenhuma receita do meu livro novo, mas não vejo a hora disso acontecer! :)

3 comments:

Larissa said...

Debby, muito bacana as fotos do livro, muita cor, deve ser bom mesmo esse chef!
La no Hawaii queremos que vc conheca um dos nossos restaurantes preferidos, do chef Roy Yamaguchi, vc conhece ele? Eh de Tokyo, mas foi criado em Maui. Comidas deliciosas e lindas, vamos la com certeza. bj Laris

Anna said...

Okay...agora vc virou minha amiga de infancia. lol
Eu sou fa numero 1 do Ottolenghi, primeiro porque ele facilitou minha vida 100%. Meu marido e Israeli e todas as receitas do Yotam faz o maior sucesso com meu marido. Eu adoro quando eu descubro sites brasileiros, eu tambem tive uma vida cigana, morei 3 anos na Australia, 6 em NY, e agora estou em Los Angeles. O mais dificil de mudar o tempo todo e deixar os amigos p/ tras. Anyway....Adorei seu site. Tenha uma otima semana.

Mara said...

Assisti ao programa do YOTAM na SKY adorei as receitas,tem livros dele em português?