Friday 8 August 2008

Risoto de camarão

A visita da família do marido foi ótima para matar as saudades!
Para aproveitar o clima familiar total acabamos ficando bastante tempo em casa curtindo e colocando o papo em dia! Com tanta animação rolando acabei me empolgando e fazendo várias comidinhas para eles, a lista vai de feijoada (que não é exatamente uma comidinha, né?!) a risoto de camarão.
Você pode estar se perguntando porque alguém recém chegado do Rio comeria uma feijoada em Londres. Realmente é estranho... Na verdade, eles pegaram carona na feijoada que fiz para o meu cunhadinho, que habita em Viena e está há tempos sem comer o mais típico prato brasileiro.
Voltando ao risoto, que é o que interessa agora, a galera foi ao mercado a busca de ingredientes para o jantar, que até então não sabiam quais eram. Chegando la optaram por camarão...
Nada mal essa escolha!
A receita é aquela básica de risoto...
Refogar um pouco de alho e cebola no azeite, depois adicionar o arroz (usei arbório), quando ele estiver já meio transparente adicionar um copo de vinho branco, e quando já estiver quase secando ir adicionando o caldo de legumes.
Para esse risoto ao invés do caldo de legumes, fiz um tomate confit (usei coentro no lugar do manjericão, pois acho que é a combinação perfeita para esse delicioso bichinho) e depois transformei num caldo de tomate, que nao chegava a ser um molho era um caldo mesmo!
Antes de começar a adicionar o caldo coloquei o camarão (que já estava cozido, pois é uma dificuldade encontrar o fresco aqui por essas bandas). Depois fui colocando o caldo de tomate aos poucos até ficar al dente. No fim adicionei uma boa colher de manteiga e uma mão de parmesão.
Para completar coloquei uns tomatinhos cerejas confit para dar um toquezinho a mais!



1 comment:

Anonymous said...

Outra maravilha da chef Deborah, um prato também fácil de fazer e que se preparado conforme ela ensina no blog, é maravilhoso.
Eu, afortunadamente, também tive o previlégio de saborea-lo feito pelas mãos dela, realmente para quem tem o paladar apurado é uma coisa divina.
Excelente prato, façam em suas casas.

Valtinho do Recreio