Em 2007 eu e meu marido nos mudamos do quente e ensolarado Rio de Janeiro para a nublada e chuvosa Inglaterra. Em 2009 a Suiça virou nosso lar. Desde que saímos do Rio, o fogão se tornou um grande amigo e depois de bisbilhotar vários blogs culinários, tomei coragem e resolvi criar o meu! Enjoy it!
Thursday, 10 June 2010
Risoto de abobrinha
Eu sou super fã de risotos, sejam eles do que forem (acho, inclusive, que já devo ter falado isso aqui). Engraçado que não morro de amores por arroz, mas risoto... hum, só de falar já me dá água na boca (e olha que eu acabei de comer um delicioso - modeeeesta...).
Para o nosso jantar de quarta-feira resolvi usar umas abobrinhas amarelas que tinha em casa. Estava na dúvida entre fazer uma massa ou um risoto com elas, então resolvi perguntar ao Fábio o que ele preferia e ele, surpreendentemente, optou pelo segundo! Mal pude acreditar no que havia acabado de escutar, já que ele até hoje não gostava muito de risotos, o que cá entre nós era um desperdício, certo?! Mas como diz o ditado: "antes tarde do que nunca"!
Receita para 2 pessoas:
150g de arroz para risoto
200ml de caldo de legumes
50ml de vinho branco
1 cebola pequena picada (usei enchalota, que é mais suave)
1 dente de alho picado
2 abobrinhas pequenas cortadas em tiras ou como quiser (podem ser tanto as amarelas quanto as verdes)
1 colher de sopa de manteiga
Azeite extra-virgem
Salsinha picada
Sal e pimenta
Aqueça o azeite numa panela e acrescente a cebola, mexendo até que ela fique amolecida e transparente. Em seguida adicione o arroz, mexa um pouco e coloque o vinho. Quando o vinho tiver evaporado quase todo comece a acrescentar aos poucos o caldo de legumes, uma concha por vez até que o líquido da panela esteja quase seco. Continue acrescentando até que o arroz esteja cozido, mas ainda al dente.
Numa frigideira bem quente coloque um pouco de azeite, adicione o alho e quando estiver tostadinho acrescente as abobrinhas fatiadas, e siga mexendo até que estejam cozidas, mas ainda crocantes.
Quando o risoto estiver quase pronto, adicione 2/3 da abobrinha, sal e pimenta e mexa bem até que esteja pronto. Retire do fogo, acrescente a manteiga e mexa bem.
Salpique um pouco da salsinha por cima e o restante da abobrinha.
Sirva em seguida, pois risoto tem que ser comido assim que fica pronto.
Um fiozinho de azeite por cima vai bem, super bem!
O resultado foi super bom e até o novo amante de risotos aprovou!
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
1 comment:
que lindo que ficou seu risoto! e que cincidencia esses nossos maridos, hein? ;-) beijo!
Post a Comment