Mesmo com todo o trabalho e tempo dedicado ao ketchup, que cá entre nós não é o meu condimento favorito, fiquei super feliz com o resultado. Mal pude acreditar quando experimentei e ele tinha gosto mesmo de ketchup (e até cheiro!)!
Até então para mim ketchup era uma daquelas coisas que não se faz em casa, pois existem tantos bons e baratos por ai, que não valia nem a pena se dar ao trabalho de ir pra cozinha fazer. Além do mais, como passei a vida inteira comendo o industrializado, imaginei que o caseiro era como se não existisse, tipo a coca-cola, sabe?! Como se fosse uma receita super secreta e que só poderia ser feita na cozinha da Heinz! :)
Ledo engano...
Que ótimo eu ter me aventurado nessa receita do Jamie Oliver (sim, mas uma vez ele!!!).
Ingredientes para 500ml
1 cebola roxa picada grosseiramente
1/2 bulbo de funcho picado grosseiramente
1 talo de aipo picado grosseiramente
Azeite
4cm de gengibre descascado e picado grosseiramente
2 dentes de alho fatiados
1/2 chilli fresco sem sementes e fatiados finamente
1 maço de manjericão fresco - folhas e talinhos picados
1 colher de sopa de sementes de coentro
2 cravos
1 colher de sopa de pimenta preta moída na hora
Sal
500g de tomate cereja ou comum picados mais 500g de tomate sem pele em lata picados
200ml de vinagre de vinho tinto
70g de açúcar marrom
Coloque todos os vegetais numa panela grande e de fundo grosso (tipo Le Creuset) com um pouco de azeite. Adicione o gengibre, alho, chilli, os talos de manjericão, sementes de coentro e cravos, tempere com sal e pimenta e cubra a panela com a tampa.
Cozinhe por 10 a 15 minutos até que os vegetais estejam macios, mexendo ocasionalmente. Adicione todos os tomates e 350ml de água gelada, e deixe ferver em fogo baixo até que o líquido reduza a metade.
Acrescente as folhas de manjericão e bata o líquido num liquidificador ou mixer ou processador (eu usei o mixer). Peneire duas vezes, para que o líquido fique mais cremoso.
Volte o líquido para uma panela limpa e adicione o açúcar e o vinagre. Deixe ferver em fogo baixo até que o líquido reduza e engrosse até a consistência de ketchup. Acerte o sal.
Coloque o ketchup em vidros esterelizados, e eles durarão por bastante tempo na sua dispensa!!!
Viram como tem que ter paciência para fazer essa receita?!
Eu fiquei umas 4, 5 horas nessa função. Pessoalmente acho que valeu a pena, e a partir sou tentar só usar o caseiro. Aqui em casa ele dura tanto tempo, que se tiver que ir para cozinha prepará-lo umas duas vezes por ano acho que vai ser muito! Aí é só escolher aquele dia chuvoso que não dá vontade de sair de casa...
A primeira vez que comemos foi para acompanhar uma pizza de presunto cru com rúcula (também homemade). Depois degustamos com um hamburguer caseiro, e nessa vez tivemos outros 3 comensais, que também aprovaram!!!
PS:
No livro o Jamie Oliver dá a sugestão de usar tomates amarelos ou verdes ou laranjas para obter um ketchup dessas cores. Se optar por isso, utilize 1kg dos tomates, pois só serão usados os de mesma cor.
No comments:
Post a Comment