Dia desses folheando o livro Jamie's Italy, dei de cara com uma receita simplérrima e que já estava na minha lista para fazer há tempos. Finalmente havia chegado o dia!
Super fácil e deliciosa... acho que até quem não é fã desse legume vai gostar da receita.
Ingredientes (para 3 ou 4 pessoas):
- 2 beringelas
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho fatiado
- 1 lata (400g) de tomate sem pele ou 500g de tomate maduro
- 1 colher de chá de orégano desidratado
- Vinagre de vinho
- Manjericão
- Parmesão ralado
- Farinha de rosca
- Orégano fresco
- Azeite
- Sal e pimenta
Reserve.
2. Coloque um pouco de azeite numa panela e adicione a cebola, alho e orégano desidratado até a cebola ficar translúcida e o alho dourado. Adicione o tomate (eu usei o em lata), mexa, tampe a panela e deixe ferver lentamente em fogo baixo por 15 minutos.
Quando o molho tiver reduzido e encorpado, tempere com sal e pimenta do reino, um pouco de vinagre de vinho (usei de vinho tinto) e manjericão (usei o desidratado, pois não tinha o fresco).
Para quem gosta do molho bem lisinho, é só bater um pouquinho no liquidificador ou no processador. Eu, como gosto dele pedaçudo, deixei do jeito que estava.
3. Pegue um pirex, cubra o fundo com um pouco do molho de tomate, depois uma fina camada de parmesão, e por cima uma camada de beringela. Continue esse processo até que os ingredientes cheguem ao fim. Finalize com o molho de tomate, salpique um pouco de parmesão e de farinha de rosca por cima, e orágano fresco (eu não tinha, então adicionei um pouco mais de manjericão desidratado).
A beringela ficou nota 10!!! Servi com filé de cordeiro grelhado. Ficou divino!
A verdade é que essa beringela é tão gostosa, que ela pode fazer as vezes de prato principal e ser servida acompanhada de uma saladinha verde.
1 comment:
até eu que nao sou muito fã de beringela vou tentar essa! Ela fica praticamente escondida sob o sabor das outras coisas, nao? vou tentar fuefa!
Post a Comment