Em 2007 eu e meu marido nos mudamos do quente e ensolarado Rio de Janeiro para a nublada e chuvosa Inglaterra. Em 2009 a Suiça virou nosso lar. Desde que saímos do Rio, o fogão se tornou um grande amigo e depois de bisbilhotar vários blogs culinários, tomei coragem e resolvi criar o meu! Enjoy it!
Wednesday, 28 July 2010
Salada de beterraba com presunto cru
Não há nada melhor do que uma boa salada para um jantar de verão...
O verão em Zug tem altos e baixos, dias ensolarados e de bastante calor e dias que mais parecem de outono. Infelizmente estamos na baixa, mas espero que no fim de semana volte a estar na alta!
Num desses lindos dias preparei essa saladinha gostosa e prática para o meu jantar.
Forre um prato com fatias de presunto cru. Adicione 1/2 beterraba crua ralada por cima.
Num bowl misture 1/2 tomate picado, 1/2 colher de sopa de alcaparras, 1/4 cebola roxa picada, 1/2 chilli sem sementes picado e um pouco de vinagre balsâmico. Adicione a mistura à salada e rale 1/2 ovo cozido por cima.
Finalize com um pouco de sal e pimenta, salsinha picada (fiquei devendo essa... não tinha em casa) e um fio de azeite extra-virgem.
Thursday, 22 July 2010
Salada de arroz vermelho com camarão e molho vietnamita
A receita vem do livro Forever Summer, e foi super aprovada por nós!
Ingredientes para 2 pessoas (diminui um pouco as quantidades, pois ela é exagerada demais!):
Para a salada:
- 200g de arroz preto (usei o vermelho-não é o selvagem)
- 200g de camarão sem casca e cru
- Suco de meio limão siciliano
- Sal
Para o molho vietnamita:
- 1 dente de alho picado finamente
- 1 chilli picado
- 4cm de gengibre ralado ou picado finamente
- 3 colheres de sopa de molho de peixe
- Suco de 1 limão verde
- 3 colheres de sopa de água
- 2 colheres de sopa de açúcar
Cozinhe o arroz de acordo com as instruções do fabricante. Deixe esfriar.
Coloque água para ferver numa panela, adicione o suco do limão siciliano, o sal, e coloque os camarões para cozinhar por 5 minutos. Retire-os da panela e reserve.
Quando o arroz e camarões estiverem frios, misture tudo num bowl e adicione o molho mexendo bem.
PS. Caso não conheçam esses tipos de arroz, eu recomendo o da marca Ruzene. Acho q vende nos supermercados Pão de Açúcar (pelo menos no Rio).
Ainda não experimentei o vermelho dessa marca, mas o preto é ótimo. Aliás, conheci graças a minha mãe, que o "exportou" para que eu pudesse experimentar!
Tuesday, 20 July 2010
Salada de tomates
Salada de tomates é aquele básico de todo dia, eu sei, mas existem maneiras de fazer essa singela salada ter uma cara e gosto de algo bem especial.
Ontem achei no mercado uma cestinha de tomates variados em cores e formatos, vindos diretamente de Ticino, a parte italiana da Suiça. Na mesma hora me veio à cabeça essa receita... Ela vem do livro do Jamie Oliver, Jamie at Home.
Para 2 pessoas:
- 300g de tomates maduros de diferentes cores, formatos e tamanhos (se não conseguir achar, pode usar tomates comuns e cereja mesmo)
- 1 chilli sem sementes
- 1 dente de alho
- Vinagre de vinho tinto ou balsâmico
- Orégano desidratado
- Manjericão fresco
- Azeite extra virgem
- Sal e pimenta
Corte os tomates do tamanho que quiser, e coloque numa peneira. Tempere com sal e mexa, depois coloque mais um pouco e mexa novamente. Deixe descansar na peneira por 15 minutos para retirar o excesso de água.
Enquanto isso prepare o molho. Num pequeno bowl adicione uma parte de vinagre (usei o de vinho tinto) para três de azeite, o alho e chilli picados.
Em seguida transfira os tomates (sem o suco que minou) para uma saladeira ou bowl, misture o molho e adicione um pouco de orégano e o manjericão.
É claro que a variedade de tomates faz a salada ficar bem especial, mas o tchan total está no molho. Portanto, não exite em fazer com os tomates comuns mesmo caso não ache outros!
Ah, eu me esqueci de colocar o orégano, e cá entre nós não senti muita falta não... Acho que o manjericão fresco já é suficiente!
Uma boa dica para incrementar a salada seria colocar umas fatias de mossarela de búfala ou de queijo feta!