Há um tempo que entrei na onda de fazer pães... Cismei que queria assar o meu próprio pão caseiro!!! rsrsrs
Cisma é cisma, e quando eu cismo com alguma coisa... sai de baixo! Então comprei um livro, e comecei a minha saga do pão!!!
Primeiro fiz um de tomate, que ficou até com um gosto bom, mas errei na mão e coloquei fermento de menos, então ele ficou baixinho. Mas tudo bem, esse foi o primeiro...
O segundo foi um de batata com ervas. Ah, esse sim eu acertei!
Me empolguei para fazer um outro na segunda em que Londres parou por causa da neve e eu o Fábio ficamos ilhados em casa. Escolhi fazer uma focaccia, pois adoro esse pão.
Acertei nesse aí também!!! Comemos tudinho... não sobrou nenhum pedacinho para contar história!!! rsrsrs
Ingredientes:
- 450g de farinha para pão
- 1 colher do sopa de sal
- 2 colheres de sopa de fermento seco
- 3 colheres de sopa de azeite
- 225ml de água morna
- Sal grosso, alecrim e azeite extra virgem para salpicar por cima
- Coloque a farinha, o sal e o fermento num bowl grande. Faça um buraco no centro e coloque as 3 colheres de azeite e a água, e misture até formar uma massa bem macia.
- Espalhe um pouco de farinha sobre uma superfície lisa e sove a massa até ela ficar macia e elástica. Depois faça ela num formato de bola e coloque num bowl untado com azeite, cubra e deixe descansando até a massa dobrar de tamanho.
- Depois que ela dobrar, volte para a superfície lisa com farinha e sove mais um pouco. Em seguida estique a massa e deixe ela baixinha, mas com a borda mais grossa do que o centro.
- Coloque a massa no tabuleiro que vai ser usado para assar, cubra e deixe descansando por mais 30 minutos.
- Enquanto isso pré-aqueça o forno a 200C. Depois pressione a massa com as pontas dos dedos, formando uns morrinhos (rsrsrsrs... não sei bem como explicar isso, mas é só fazer como a gente vê por aí nas focaccias). Depois de fazer as marcas jogue um pouco de sal grosso, alecrim e azeite por cima. Para finalizar salpique um pouco de água na massa também.
- Asse por 20-25 minutos ou até ela ficar douradinha.
A minha ficou bem gostosa! Modéstia...
Comemos com uns cogumelhos que grelhei com alho no azeite, e também uns frios espanhóis!
No comments:
Post a Comment